Portal da Educação | 27 de janeiro de 2010 - 14:14

Alunos com deficiência sofrem com bullyng praticado por colegas

Bullyng é o termo utilizado para denominar “brincadeiras” que geram agressão física, verbal e moral. Muitas crianças e adolescentes sofrem com tais manifestações praticadas por colegas e muitas vezes ignoradas por professores ou responsáveis.

Porém, o maior problema é quando estas atitudes têm como alvo crianças e adolescentes com deficiência, já que estes possuem habilidade física ou emocional para lidar com a situação.

A maioria destas atitudes acontece devido à falta de informação sobre as deficiências, que geralmente são trazidas de casa acompanhadas de preconceito.

A psicóloga Sônia Casarin, diretora do S.O.S. Down (Serviço de Orientação sobre Síndrome de Down), em São Paulo, explica que é normal os alunos reagirem de maneira negativa em uma situação desconhecida. Segundo ela é papel do professor estipular limites para essas reações e buscar erradicá-las não pela imposição, mas por meio da conscientização e do esclarecimento.
Para a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne, algumas mudanças de comportamento e esclarecimento podem auxiliar para que a aceitação seja melhor. “Os alunos com necessidades especiais sofrem com preconceito em sala de aula, por isso é necessário profissionais capacitados para lidarem com a situação e saber conduzi-la da melhor forma possível”, diz a tutora.