12 de julho de 2004 - 08:33

Schumacher reina na estratégia e faz 100 pontos

Com uma estratégia diferente, o alemão Michael Schumacher parou apenas duas vezes nos boxes, soube abrir vantagem quando estava na frente e venceu o Grande Prêmio da Inglaterra, neste domingo, no circuito de Silverstone. Nem a entrada do safety car na pista a 18 voltas do final conseguiu atrapalhar o atual campeão, que chegou ao 100 pontos em 11 corridas e ficou ainda mais perto do heptacampeonato. Foi a vitória de número 80 na carreira do alemão.

Rubens Barrichello foi o terceiro e segue tranqüilo na segunda posição do campeonato, com 74 pontos. Entre a dupla da Ferrari ficou o finlandês Kimi Raikkonen, que largou na pole, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Ele mostrou que a McLaren melhorou com o novo carro, mas o começo do ano foi complicado: está com 18 pontos na tabela.

O brasileiro Felipe Massa, da Sauber, ficou perto de pontuar, mas não passou da vontade: acabou em nono. Cristiano da Matta, da Toyota, foi o 13º colocado.

A corrida

A largada foi tranqüila, sem acidentes ou mudanças nas primeiras posições. Após as dez primeiras voltas, os pilotos das principais equipes começaram a rodada de pit stops. Barrichello estava em segundo, voltou em oitavo e ficou atrás de Jenson Button, que antes era o terceiro. Raikkonen era quarto. Michael Schumacher esperou um pouco mais, fez a volta mais rápida da prova, abriu vantagem, e parou apenas na 15ª volta. Retornou exatamente na frente do finlandês da McLaren, na liderança.

Após os outros pilotos pararem, Button ficou em terceiro, na frente de Barrichello.

A maioria dos pilotos fez a segunda parada perto da metade da prova, mas o alemão Michael Schumacher mostrou que estava com uma estratégia diferente. Enquanto os pilotos faziam seus pit stops, o alemão abria vantagem na frente. A 24 voltas do final, ele tinha 24 segundos de diferença Raikkonen. Pôde, então, fazer sua segunda parada tranqüilamente para voltar ainda na liderança.

Faltando 20 voltas, um acidente com o italiano Jarno Trulli levou o safety car para a pista. Havia pedaços da Renault no asfalto. A batida foi forte, mas o piloto saiu fazendo sinal de que estava bem.

Barrichello e Raikkonen aproveitaram para fazer a terceira parada: o finlandês voltou na frente do brasileiro.

Após a saída do safety car, a 15 voltas do final, não houve ultrapassagens. Schumacher, com uma parada a menos, estava na frente, mas com Raikkonen na sua cola. As últimas voltam ficaram assim: o alemão abrindo vantagem em relação ao rival da McLaren, enquanto Barrichello assistia na terceira posição. A McLaren mostrou que seu novo carro é bem melhor que o antigo, mas ainda precisa de muito para bater a Ferrari.

Confira o resultado do GP da Inglaterra:

1º - Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B - 1h24min42s700
2º - Kimi-Matias Raikkonen (FIN) McLaren-Mercedes/M - a 2s1
3º - Rubens Barrichello (BRA) Ferrari/B - a 3s1
4º - Jenson Button (ING) BAR-Honda/M - a 10s6
5º - Juan Pablo Montoya (COL) Williams-BMW/M - a 12s1
6º - Giancarlo Fisichella (ITA) Sauber-Petronas/B - a 12s8
7º - David Coulthard (ESC) McLaren-Mercedes/M - a 19s6
8º - Mark Webber (AUS) Jaguar-Cosworth/M - a 23s7
9º - Felipe Massa (BRA) Sauber-Petronas/B - a 24s0
10º - Fernando Alonso (ESP) Renault/M - a 24s8
11º - Takuma Sato (JAP) BAR-Honda/M - a 33s7
12º - Marc Gené (ESP) Williams-BMW/M - a 34s3
13º - Cristiano Da Matta (BRA) Toyota/M - a uma volta
14º - Christian Klien (AUT) Jaguar-Cosworth/M - a uma volta
15º - Nick Heidfeld (ALE) Jordan-Ford/B - a uma volta
16º - Gianmaria Bruni (ITA) Minardi-Cosworth/M - a três voltas

 

Terra Redação