Redação - Fátima News | 23 de janeiro de 2010 - 07:00

Começa o cadastramento obrigatório dos partidos no FilaWeb em Fátima

Rogério Sanches / Fátima News

O Chefe de Cartório, Flávio Alexandre Martins Nichikuma, que é analista judiciário do TRE/MS, alerta os presidentes dos diretórios municipais dos partidos políticos que estará cadastrando os usuários do sistema FILIAWEB. O Sistema Filiaweb será utilizado para envio das relações de filiados para a Justiça Eleitoral, e será obrigatório para o ano de 2010.

 

Esse sistema visa o envio rápido e direto das relações de filiados para o computador central do TSE. Nos anos anteriores os partidos nos meses de abril e outubro tinham que elaborar as listagens e entregar no cartório eleitoral, por meio de disquete e mais uma cópia impressa. Com a adoção do novo sistema de filiações, o Filiaweb, isso não mais ocorrerá, e as informações serão repassadas do computador do partido direto para a Justiça Eleitoral.

 

Flavio Alexandre, diz que o sistema é semelhante ao usado pela Receita Federal para envio do Imposto de Renda, e que o cartório eleitoral não mais aceitará a entrega de disquetes ou relação impressa.

 

Para se cadastrar o partido deverá providenciar um ofício a Juíza Eleitoral, Dra. Ana Carolina, solicitando o cadastramento e indicando as pessoas responsáveis para operar o sistema, descriminando os dados pessoais como nome completo, endereço, telefone, função no partido político, RG, CPF e inscrição eleitoral.

 

O prazo para cadastramento vai até o dia 31 de março de 2010, sem possibilidade de prorrogação devido ao calendário eleitoral. Os diretórios municipais estão sendo comunicados por ofício-circular da necessidade e obrigatoriedade. O chefe lembra ainda que maiores informações no site do TRE/MS http://www.tre-ms.jus.br/partidos/partidos.html