Terra | 22 de janeiro de 2010 - 17:37

Vereador que chefiaria milícia irá para prisão federal em MS ou PR

Em julho de 2009, o vereador foi formalmente acusado pelo Ministério Público Estadual de improbidade administrativa.

 

O vereador do Rio de Janeiro Cristiano Girão (PMN), preso na Câmara Municipal em dezembro de 2009, será transferido para um presídio federal. O político, que também é sargento do Corpo de Bombeiros, é acusado de chefiar uma milícia na comunidade Gardênia Azul, em Jacarepaguá. Ele deverá ser levado para o presídio de Campo Grande (MS) ou para o de Catanduvas (PR).

A solicitação foi feita pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, e pelo subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária, Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, na quinta-feira, e deferido nesta sexta-feira pelo desembargador Francisco José de Asevedo.

A solicitação foi feita com base em informações de que o vereador estaria saindo com regularidade de sua cela. Girão, segundo relatos, estaria, ainda, ameaçando testemunhas arroladas no processo.

O vereador é acusado de formação de quadrilha, extorsão e lavagem de dinheiro. Há, também, acusações referentes a assassinatos cometidos pelo grupo miliciano do qual supostamente Girão faz parte.