Ministério da Educação | 22 de janeiro de 2010 - 14:52

Professores farão réplicas de museu para deficientes visuais

 
Desde 1974, o Museu do imigrante de Bento Gonçalves (RS) contribui para a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

No entanto, as obras disponíveis em exposições ainda não podem ser exploradas pelas mãos curiosas de deficientes visuais.

Para sanar o problema, surgiu a idéia de construir réplicas em miniatura de peças do museu e torná-las acessíveis ao público deficiente.

Para viabilizar esse plano, foi firmada uma parceria entre o campus Bento Gonçalves do Instituto Federal Rio Grande do Sul e o Museu do Imigrante.

O projeto Olhos D´Alma prevê a instalação de uma oficina de artes, que será composta por artistas plásticos e professores de desenho cedidos pela prefeitura.

A eles caberá produzir as réplicas. Para a aquisição de materiais e a infraestrutura da oficina, o programa Educação, Tecnologia e Profissionalização Para Pessoas com Necessidades Especiais (Tec Nep) liberou R$ 30 mil.

De acordo com Andréa Poletto Sonza, educadora especializada e coordenadora do núcleo de inclusão do campus Bento Gonçalves, os deficientes visuais poderão conhecer a arte divulgada pelo museu de maneira mais fácil. “

A oficina vai permitir também a capacitação das pessoas que fazem parte do núcleo de inclusão do campus”, disse. Andréa garantiu que a oficina começará a funcionar no segundo semestre.