Diário MS | 22 de janeiro de 2010 - 10:49

Militares da Força de Paz no Haiti retornam a MS na quarta

Os militares que integram o 11º Contingente da Força de Paz no Haiti chegam a Mato Grosso do Sul na próxima quarta-feira, 27, segundo nota divulgada pelo general Eduardo José Barbosa, que está respondendo pela Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste (CMO). O desembarque acontece por volta das 3h, na Base Aérea de Campo Grande.

De acordo com a nota, os 28 militares de unidades sob a jurisdição do CMO chegam e serão logo encaminhados ao 18º Batalhão Logístico, não podendo ter contato direto com familiares ou a imprensa, "a fim de cumprir os procedimentos de rotina (quarentena), previstos na Diretriz Médico-Sanitária para a Mobilização e Desmobilização dos Efetivos Militares da MINUSTAH, já implementadas em anos anteriores".

Assim que chegarem, os militares passarão também por avaliação psicológica por profissionais do Centro de Estudo de Pessoal (CEP) do Rio de Janeiro, especialmente destacados para a tarefa. No dia 29 de janeiro (sexta-feira), depois de serem "considerados aptos a retornar às suas organizações militares de origem, bem como ao convívio de suas respectivas famílias", a Seção de Comunicação Social do CMO vai promover entrevista coletiva para que os militares falem sobre o terremoto no Haiti.

O CMO ressalta que é importante que os militares passaem primeiro pelos "procedimentos previstos nas normas da Diretoria de Saúde do Exército". Os procedimentos devem ser "corretamente seguidos de modo a garantir a saúde e o bem-estar de sua tropa", destaca a nota distribuída pelo CMO.

De acordo com o CMO, retornam do Haiti oito militares do 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana; 16 da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada de Jardim, um do Batalhão de Engenharia de Cuiabá (MT), e três militares de Campo Grande, sendo um do Hospital Militar, um do Parque Regional de Manutenção e um militar da Companhia de Comando do CMO.