Folha Online | 22 de janeiro de 2010 - 05:30

Chuva deixa 8 mortos na Grande SP; há 29 pontos de alagamento

Os bombeiros resgataram na tarde desta quinta-feira mais dois corpos de vítimas da chuva que atingiu São Paulo desde a noite de hoje --com isso, sobe para oito o número de mortes na região metropolitana. O temporal causou, desde a madrugada, 91 pontos de alagamento na cidade de São Paulo, de acordo com registros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. Por volta das 16h40, 29 deles ainda ocupavam vias, mas não impediam a passagem dos veículos (veja abaixo).

Chuva em SP corresponde a 24% do esperado para janeiro
Bombeiros confirmam 6ª morte na Grande SP
Homem morre em área de alagamento em São Paulo
Prefeitura mantém rodízio em SP

O temporal também causou deslizamentos de terra e provocou seis mortes na região metropolitana. Os corpos encontrados na tarde de hoje são de um homem de 37 anos e de uma mulher de 33 anos, soterrados durante a madrugada no Grajaú (zona sul). A filha do casal, de 10 anos, também morreu.

As outras mortes ocorreram na cidade de São Paulo, onde um homem de 75 anos morreu na zona oeste; em Ribeirão Pires, onde morreram uma criança e um adolescente --bombeiros ainda procuram a mãe das vítimas sob os escombros--; em Mauá, onde morreu uma mulher de 33 anos; e em Santo André, onde um homem morreu soterrado.

Com os registros de hoje, sobe para 58 o total de mortes no Estado desde o dia 1º de dezembro.

Na tarde desta quinta, chove fraco em pontos isolados. De acordo com o CGE, há previsão de mais chuva, com intensidade moderada, entre o fim da tarde e o começo da noite desta quinta.

Transtornos

Apesar dos transtornos causados pela chuva no trânsito, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) decidiu manter o rodízio de veículos, sob justificativa que o maior volume de carros em circulação poderia agravar ainda mais o congestionamento.

A chuva alagou e interditou os túneis Ayrton Senna e Tribunal de Justiça. De acordo com as informações da Prefeitura de São Paulo, as duas bombas responsáveis pela retirada da água do túnel "afogaram". Não há previsão para a liberação.

Alagamentos

Nesta sexta-feira, o CGE registrou 91 alagamentos na cidade. Em 8 de dezembro, quando um temporal parou a cidade, foram mais de cem pontos.