AEM / MS | 21 de janeiro de 2010 - 17:49

Fiscais do Inmetro avaliam se uniformes escolares atendem exigências

Em conjunto com a fiscalização de materiais escolares, os técnicos da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, estão aferindo a qualidade dos uniformes escolares. Nesta semana, os fiscais estão percorrendo algumas fábricas e lojas do setor têxtil da capital.

A atividade, que também faz parte da Operação “Volta às Aulas”, objetiva analisar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

De acordo com a Gerente de Qualidade da AEM/MS, Luciana Boni Cogo, a operação é realizada para que o cidadão adquira um produto adequado e que atenda às normas exigidas. “Nesta análise verificamos se a etiqueta têxtil contém os indicativos obrigatórios exigidos na resolução Conmetro 02/08”, diz a gerente.

Os itens que devem fazer parte obrigatoriamente em uma etiqueta têxtil são: Marca ou Razão Social, CNPJ, Composição, Conservação, País de Origem, além da indicação de Tamanho. “As informações da etiqueta devem estar no idioma do país de consumo. As letras devem respeitar o tamanho exigido, de dois milímetros e os itens de conservação, de 16 milímetros (sendo quatro de cada lado)”, pontua Luciana Boni Cogo.

Caso o consumidor suspeite de algum problema no que diz respeito às etiquetas das roupas, a Ouvidoria da AEM/MS pode esclarecer dúvidas. Basta ligar gratuitamente para o número 0800 67 52 20. O resultado da Operação “Volta às Aulas” será divulgado no dia 29 de janeiro.