17 de novembro de 2004 - 09:27

Combates se intensificam no sul de Faluja

Os combates continuam violentos nesta quarta-feira no sul de Faluja, onde a artilharia e a aviação americana bombardeam as posições dos insurgentes. Durante a noite, as forças americanas bombardearam pelo menos quatro bairros da cidade. Faluja é alvo de uma ofensiva americana iniciada em 8 de novembro, onde pelo menos 38 soldados americanos e 1,6 mil rebeldes morreram.

Disparos da artilharia eram ouvidos hoje enquanto os aviões AC-130 bombardeavam as posições rebeldes. As aeronaves do Exército americano voavam com explosivos sobre as casas que serviram para esconder armas no bastião sunita insurgente, situado a 50 quilômetros a oeste de Bagdá.

As tropas da coalizão retiraram da cidade quatro famílias, entre as quais mulheres e crianças de pouca idade, levando estas pessoas até Saqlawiya, 10 km mais a oeste. Os soldados foram alvos de disparos quando retiravam 11 cadáveres do bairro de Jolan, no noroeste de Faluja, afirmou o capitão Alex Henegar, um porta-voz do corpo dos Marines. Os soldados responderam e mataram a três agressores, acrescentou.

Um comunicado militar americano reconheceu que durante a noite passada e a madrugada suas forças lançaram vários bombas na cidade com dois objetivos: limpar a cidade de munição e acabar com os focos de combatentes que possam ter sobrevivido a uma longa semana de combates.

Mossul sob controle
As forças americanas já acabaram com os focos rebeldes na cidade de Mossul, a 400 quilômetros de Bagdá, após vários dias de combates, informou hoje o comando militar dos EUA no Iraque. "Todas as delegacias de Mossul já estão sob o controle do Governo iraquiano", assinala o comunicado.

 

Terra Redação