Fátima News com Assessoria | 20 de janeiro de 2010 - 18:00

Ivinhema se mobiliza contra a dengue

Para Renato Câmara, combater a dengue depende de ações conjuntas entre autoridades municipais e a população.

A prefeitura de Ivinhema, através da secretaria de Saúde e de Obras começou nesta semana um mutirão de limpeza para combater a dengue no município. Agentes comunitários de saúde e de vetores visitam casa por casa para orientar a população e recolher objetos que possam ser foco do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora de Controle de Vetores, Keila Márcia Resende, o grande problema para combater o mosquito causador da dengue é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas.

Caixas d´agua, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, garrafas, latas, pneus, e muitos outros objetos são alguns dos exemplos onde o mosquito pode se reproduzir.

A secretária de saúde, Sônia Aparecida Dias Garção, explica que os trabalhos foram iniciados no Bairro Guiray porque houve um grande número de notificações de casos neste local. Após concluir o bairro Guiray, o mutirão será feito nos outros bairros.

“Pedimos a ajuda da população para combater a dengue, pois, é um dever de todos. Qualquer dúvida as pessoas podem procurar os agentes comunitários de saúde. O importante é que todos participem dessa campanha”, destaca a secretária de saúde.

Para o prefeito Renato Câmara, ações como estas são muito positivas. “Combater a dengue depende de ações conjuntas entre autoridades municipais e a população. Por isso damos valor e atenção a trabalhos como este que está sendo realizados em nosso município.”