Dourados Informa | 20 de janeiro de 2010 - 17:50

Janeiro já supera a média histórica de chuva em Dourados

Faltando ainda onze dias para terminar o mês de janeiro de 2010 a quantidade de chuvas registrada pela estação agroclimatológica da Embrapa já supera a média histórica do período.

A média do período é de 162.3 milímetros enquanto já choveu em Dourados 188 mm até 15h desta quarta-feira. Somente hoje choveu 23.6 mm até esse horário.

O agrometeorologista Cláudio Lazarotto disse ao douradosinforma que a tendência é continuar as chuvas, mas não com a mesma intensidade dos dias atrás. Afirmou que por enquanto em MS não há registros de prejuízos nas lavouras de soja, a principal cultura do período, porque os produtores têm conseguido fazer regularmente o tratamento fitossanitário.

O problema – continuou - são os prejuízos indiretos como a destruição de estradas, pontes, ruas de asfalto na área urbana e rodovias. “Quando chegar o momento da colheita, as estradas e as pontes terão que ser recuperadas para retirar a produção do campo (...)”. No Município de Dourados ainda não se fez um levantamento dos prejuízos, mas certamente os danos são grandes em se tratando de estradas vicinais.

Ele disse que era previsível o El Niño, mas nunca se sabe ao certo a intensidade. “Desta vez ele veio forte (...) Mas o agricultor vai fazer o quê?”. Ele comentou que nas cidades recomenda-se que as pessoas não deixem vasilhas para acumular água e fomentar o mosquito da dengue, mas nem todo mundo toda essa precaução. O mesmo ocorre com os alertas para não se fazer construções em beira de morros e áreas próximas a córregos, mas da mesma forma a maioria ignora os avisos.

Nos últimos 20 anos o índice mais alto de chuvas no mês de janeiro aconteceu em 2003 com a marca de 339.8 mm e o mais baixo foi em 2002 com 52.2 mm.