Governo do Estado de Mato Grosso do Sul | 20 de janeiro de 2010 - 10:17

Aumento favorece produção de algumas culturas, como a soja

O Boletim Agroclimático para Avaliação de Impactos nas Culturas, divulgado dia (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostrou que a maior quantidade de chuva prevista para o primeiro trimestre deste ano será positiva para algumas culturas.

As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser favorecidas para produção de soja, milho (1ª e 2ª safras), trigo, arroz, feijão (1ª e 2 ª safras), algodão, cana-de-açúcar, café e citros.

Segundo a Gerência de Geotecnologias (Geote) da Conab, responsável pelo estudo, com o aumento das chuvas os produtores deverão reforçar o controle fitossanitário, para prevenir doenças ocasionadas por fungos.

O trabalho indica, também, que a quantidade de chuva deverá ficar abaixo da média histórica no norte das regiões Norte e Nordeste. Isso irá favorecer a maturação e a colheita da cana-de-açúcar em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Por outro lado, a falta de chuva poderá causar impactos negativos na produtividade do milho 1ª safra, arroz, feijão 1ª e 2ª safras e citros, em estados como Pará, Maranhão, Ceará, Roraima e Piauí.

Os técnicos da Conab começaram hoje o trabalho de campo do quinto levantamento da safra de grãos, que será divulgado no início de fevereiro.  Fonte: site www.iagro.ms.gov.br