17 de novembro de 2004 - 08:08

Campanha hoje orienta à saúde da próstata

A Sociedade Brasileira de Urologia realiza campanha nacional de prevenção ao câncer da próstata. Segundo o médico urologista, Ricardo De Lucia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, o objetivo é informar a população e reduzir a resistência ao exame preventivo.
O Dia D contra a doença terá ações, no período da manhã, na praça Antônio João onde médicos e acadêmicos do curso de Medicina estarão prestando orientação à população e distribuindo panfletos.
Ricardo De Lucia explica que a falta de informação e o preconceito são empecilhos à prevenção da doença que neste ano, conforme estimativas, deve matar em torno de 400 mil homens. Hoje, o câncer de próstata mata mais que a Aids, mas quando detectado no início, as chances de cura são grandes.
A apresentadora Ana Maria Braga, que ficou curada de um câncer, é a "musa" da campanha deste ano. Ela não foi escolhida ao acaso. A classe médica pretende mostrar que a doença acomete pessoas de todas as classes sociais e também quer associar a campanha à imagem da mulher, quem em geral incentiva o homem ao exame preventivo da próstata, explica Ricardo De Lúcia.
Estatísticas realizadas este ano indicam que um em cada oito homens terá a doença; um novo caso a cada três minutos e uma morte a cada 24 horas. O consumo excessivo de gordura animal aumenta a chance de ter câncer de próstata como já demonstrado em vários estudos com animais e explica o porquê a incidência de câncer de próstata é tão baixa em países orientais. O urologista diz que é fundamental o exame urológico anual já que a incidência do câncer da próstata é muito alta, não existindo prevenção contra este mal.
 
 
 
Dourados Agora