Luciano Lima / Fátima News | 19 de janeiro de 2010 - 11:20 VICENTINA

Prefeito decreta Estado de Emergência em Vicentina

Luciano Lima / Fátima News

O Prefeito Municipal de Vicentina, Marcos Benedetti Hermenegildo “Marquinhos do Dedé” (PMDB), através do Decreto nº 002/GP/10, de 18 de janeiro de 2010, declara em situação anormal, caracterizada como Situação de Emergência, no âmbito do Município de Vicentina, Estado de Mato Grosso do Sul.

Considerando que tem ocorrido nos últimos dias intensa precipitação pluviométrica, muito acima da média, provocando inundações e enchentes em diversos pontos do município.

As estradas vicinais que são usadas para o escoamento da produção agropecuária se encontram em péssimas condições de trafegabilidade em conseqüência do elevado nível pluviométrico constatado, ocasionando quedas de pontes, desmoronamento de aterros e rompimentos de tubulações. Entre pontes e tubulações, Vicentina conta com 14 interditadas, segundo membro da Coordenadoria de Defesa Civil, Rogério Ferreira.

Levando em consideração que a safra agrícola está prevista para o próximo mês e a retirada da colheita é efetuada num curto espaço de tempo, sendo, na sua maioria por estradas não pavimentadas, Marquinhos declara Situação de Emergência.

Marquinhos confirmou também a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC e autorizando o desencadeamento de Plano Emergencial de Respostas aos Desastres.

O Prefeito também autorizou as Secretarias Municipais a promover todas as ações e medidas necessárias junto às autoridades competentes no sentido de promoverem a viabilização de recursos objetivando a resolução dos problemas causados e com isso tentar resolver o mais rápido possível os problemas ocasionados pelas chuvas de dezembro e janeiro.