MS Notícias | 19 de janeiro de 2010 - 06:55 AQUIDAUANA

MS tenta antecipar R$ 1,9 mi da União pra obra em Aquidauana

Depois de visitar o bairro Guanandi e conversar com as famílias alojadas em duas escolas, o governador André Puccinelli foi verificar a situação de duas pontes afetadas pelas águas. Sobre o Rio Aquidauana, a Ponte do Boiadeiro, muito utilizada para o tráfego de animais entre as propriedades rurais e frigoríficos, está com rachaduras e tem a estrutura comprometida.

Outra estrutura que precisa de intervenção é a ponte sobre o Córrego João Dias, na ligação entre o Bairro Alto e a Vila Trindade. Ali o problema é o afundamento na cabeceira da ponte.

Com base no levantamento inicial feito pela Prefeitura, o governo do Estado vai pedir ao Ministério da Integração Nacional a liberação emergencial de R$ 1,905 milhão para a intervenção nessas pontes e também em outra, no Distrito de Piraputanga, que cedeu. Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, a possibilidade desses recursos se encaixa em linha disponível no Ministério para restabelecimento de tráfego de pessoas e recuperação de condições para a retirada da produção.

Como ação emergencial, o governo, através da Cedec, também está ajudando o município na correta elaboração do Decreto de Emergência e preenchimento do Formulário de Avaliação de Danos (Avadan). Isso deve agilizar a homologação pelo governador e a posterior busca de reconhecimento da Defesa Cilvil Nacional. A minuta do decreto municipal está sendo revisada hoje, e o documento deve ser publicado entre amanhã e quarta-feira.

Ao mesmo tempo, o governo vai ajudar o município a buscar recursos para construção de obras de prevenção, a médio e longo prazos. Por estar à beira de um rio e ser passível de inundação, é possível buscar no Ministério dinheiro para investir na implantação de sistemas de drenagem, contenção ou canalização.

Durante a visita a Aquidauana, o governador André Puccinelli destacou a necessidade de ações de longo prazo, para que o município não fique constantemente sob risco. Citando como exemplo a Capital, que tem nove córregos, André disse que sistemas de canalização e implantação de parques lineares como os feitos na sua administração como prefeito ajudam a evitar transbordamentos.

Outros municípios

O governador garantiu apoio para todos os municípios afetados por enxurradas ou cheias de rios e córregos. Além de Aquidauana, Coxim, Miranda, Anastácio e Novo Horizonte do Sul enfrentam situações mais difíceis nesses primeiros dias de 2010. André assegurou que o governo está ao lado das prefeituras e que, assim como foi feito no fim de 2009 em Amambai – afetada por granizo – e Coxim, alagada pela cheia do Rio Taquari, o estado vai dar apoio através da Defesa Civil, na captação de recursos da União e em ações que possam ser feitas diretamente pelo Estado.


Depois de visitar Aquidauana hoje (18), Puccinelli se reuniu com o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério. No município, somente seis famílias foram desalojadas e os prejuízos são bem menores que na cidade vizinha. Ainda assim, o município está fechando a avaliação de danos e os impactos das inundações para definir, junto com o governo, as providências de auxílio.