16 de novembro de 2004 - 18:00

SED vai abrir ensino médio em escolas municipais de Dourados

O secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, e o prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), discutiram, hoje à tarde, no gabinete, projetos de parcerias para a ampliação do atendimento da rede estadual em Dourados, entre eles o destinado à criação de vagas para alunos do ensino médio em bairros novos.

O prefeito de Dourados pediu apoio da SED para a abertura de turmas do ensino médio em conjuntos habitacionais construídos recentemente, como Parque 2, Jóckey Club, Estrela Verá, Vila Mariana, Vila Valderez, São Braz e Potrerito. Segundo Tetila, pelo menos 15 mil famílias moram nesses conjuntos, que geraram demanda também no ensino fundamental.

O secretário de Educação revelou que escolas municipais na região dos novos bairros poderão ceder salas para o funcionamento das turmas do ensino médio. “Nossos assessores técnicos já estão levantando essa demanda e, com base nesse estudo, vamos abrir as novas turmas para que os alunos não parem de estudar”, afirmou Hélio, que também se comprometeu a pleitear recursos de outras fontes, como o Fundo de Investimentos Sociais (FIS), para ampliar as ações de educação em Dourados.

O secretário também sugeriu ao prefeito buscar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC), para a construção de uma escola na aldeia Bororo. Segundo Hélio, o fundo dispõe de recursos para construção de escolas indígenas e pode financiar a obra na aldeia que, segundo o projeto da prefeitura, precisa de 10 salas de aula para atender a comunidade.

A parceria que o governo tem com a prefeitura na área de transporte escolar de alunos da zona rural será mantida em 2005. No primeiro semestre deste ano, a SED repassou R$ 344 mil à prefeitura de Dourados para o funcionamento desse serviço.
 
Agência Popular