Prefeitura de Aquidauana | 15 de janeiro de 2010 - 08:55

Chuva eleva níve do rio e deixa desabrigados em Aquidauana

Ribeirinhos desabrigados por conta da cheia do Rio Aquidauana estão sendo removidos desde a última quarta-feira (13), quando a primeira família recebeu o auxílio. Com a constante chuva, que cai há quase uma semana na cidade, o nível do Rio Aquidauana já superou a marca dos 7 metros , quando o nível normal é, em torno, de 3 metros.

Moradora da Rua Nelson Felício dos Santos, próximo ao antigo Clube Feminino, Dona Anísia Miranda dos Santos, 76, foi a primeira moradora a solicitar o apoio do Governo Municipal, que realizou a mudança através da Gerência de Obras. “Já perdi a conta de quantas vezes tive que deixar minha casa e me mudar para outro local para não perder meus móveis”, afirma dona Anisia.

Viúva e morando há mais de 30 anos em Aquidauana, a dona de casa vive atualmente com seu filho que sobrevive da pesca no Rio Aquidauana. “Estou cansada desta vida. Na enchente de 90 perdi tudo que eu tinha. Agora vou vender minha casa e sair da redondeza, quero morar num lugar alto da cidade”, desabafou.

Segundo informações da Prefeitura de Aquidauana, o gerente de Obras e Serviços Urbanos, Archibald MacIntyre, tem visitado a população ribeirinha e alertado a população sobre os riscos da enchente. “O quanto antes eles saírem, mais chance temos de salvar os móveis e pertences”, explicou.

As famílias estão sendo levadas para a escola Rotary Club, onde recebem auxílio do Governo Municipal, que por meio da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária estará oferecendo alimentação, material de limpeza, colchões e cobertores.

Para solicitar apoio do Corpo de Bombeiros está disponível o telefone 193, ou ligar para a base operacional I da Gerência de Obras nos telefones 3241-6097ou 3421- 4308.

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");