MS Notícias | 14 de janeiro de 2010 - 16:52

Inmetro vai fiscalizar materiais e uniformes escolares em CG

Com a proximidade da volta às aulas, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, começa na próxima segunda-feira (18) a coletar materiais e uniformes escolares em estabelecimentos comerciais de Campo Grande.

De acordo com o diretor-técnico da AEM, Sérgio Maia, a operação tem o objetivo de fiscalizar produtos como cadernos, fichários, borrachas, colas, resmas de papel, massas de modelar, entre outros que podem constar na lista de materiais escolares.

“Após a coleta, os técnicos do Inmetro vão analisar quantitativamente, ou seja, verificar se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem. Caso sejam encontradas irregularidades nos produtos periciados, a Agência irá autuar o fabricante que poderá apresentar defesa em até dez dias”, explica o diretor-técnico.

Além dos materiais escolares, a AEM/MS também vai fiscalizar também os uniformes. Fábricas e lojas do setor têxtil serão visitadas pelos fiscais que verificarão se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas estabelecidas pelo Inmetro. Maia destaca que essa operação evita que o consumidor adquira um produto com informações irregulares.

Segundo o diretor-presidente da AEM, Ademir de Sousa Osiro, se o consumidor suspeitar de qualquer problema no que diz respeito às etiquetas das roupas ou à quantidade do produto relacionada à informação no rótulo, deve ligar para a Ouvidora por meio do telefone 0800 67 52 20. A ligação é gratuita. “Anualmente faz parte da rotina do Inmetro fiscalizar diversos segmentos e nessa época do ano não é diferente. Com a volta às aulas, precisamos informar o que está sendo fiscalizado em defesa ao consumidor”, enfatiza Osiro.