Portal da Educação | 14 de janeiro de 2010 - 15:11

Atividades físicas ajudam a evitar o câncer

Muito tem se falado a respeito da prática esportiva não apenas para aparência física, mas também como ferramenta para manutenção interna do corpo evitando, desta forma, o surgimento de sérios problemas de saúde, já que várias enfermidades estão relacionadas ao sedentarismo.

O câncer é uma das doenças que podem ser agravadas com a falta de atividades físicas. De acordo com estudo apresentado na conferência da Associação de Fronteiras de Pesquisa em Câncer nos Estados Unidos, apenas 15 minutos diários de exercícios são capazes de reduzir a taxa de mortalidade em pacientes com câncer de próstata.
Segundo o educador físico e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, independente da idade é fundamental que as pessoas se conscientizem que fazer exercício não é algo trivial, mas algo fundamental para a manutenção da saúde.

“Dados mostram que a inserção de atividade física auxilia no combate de várias enfermidades, tais como, hipertensão, doenças metabólicas, câncer, entre outras. Mudanças de hábitos precisam ser constantes, portanto, procure um profissional habilitado para lhe auxiliar na prescrição de exercício dentro de seu condicionamento e necessidade”, alerta Diesi.