Terra | 13 de janeiro de 2010 - 05:34

Caixa anuncia plano de auxílio às vítimas das chuvas no País

A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira um plano que oferece condições especiais para atendimento às famílias, ao setor produtivo e ao poder público dos municípios em estado de calamidade ou situação de emergência provocados pelas chuvas das últimas semanas.

As medidas incluem ações de atendimento como criação de força-tarefa com horário estendido para informações gerais e liberação e pagamento do FGTS e indenizações de sinistros.

"As equipes das agências da Caixa já estão realizando reuniões com as prefeituras para agilizar os processos de recuperação das cidades afetadas", disse em nota a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.

A Caixa afirmou ainda que pretende reforçar as equipes das agências para um atendimento especializado para regiões atingidas, além de promover a liberação do escalonamento do calendário do Bolsa-Família e carência de até seis meses para parcelamento do FGTS.

Serão destinadas "linhas de crédito habitacional e comercial, em condições diferenciadas, para as pessoas físicas e jurídicas e setor público", afirmou a Caixa. O financiamento se estenderá a material de construção, por meio do Construcard Caixa para imóveis rurais e também o crédito comercial parcelado poderá ter taxa de juros e prazos diferenciados.