MS Notícias | 12 de janeiro de 2010 - 17:10

Aquecimento global afeta geleiras bolivianas

O aquecimento global já está trazendo resultados em diversas partes do planeta. Na Bolívia, por exemplo, as geleiras da capital La Paz e da cidade vizinha, El Alto, são as regiões mais afetadas. Já são mais de 20% do abastecimento de água para dois milhões de habitantes nas duas cidades.


Como a Bolívia é considerada um dos países mais pobres da América do Sul, o problema torna-se pior com a administração ineficiente do governo e a falta de conscientização da população. Agora, o que ocorre é que cerca de 40% de toda a reserva de água do país está sendo desperdiçada.


O biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn, explica que, assim como certas regiões do Brasil, a Bolívia carece de um projeto sério voltado para o gerenciamento dos recursos hídricos.


“No caso da Bolívia, o problema é ainda mais sério, uma vez que o suporte hídrico é proporcionado pelo derretimento das geleiras, principalmente”, relata Lehn.


De acordo com especialistas, o problema pode ser amenizado com uma reforma da rede de distribuição e a construção de uma represa mais moderna. Para os bolivianos, o sentimento de ver as geleiras desaparecerem é o mesmo que as torres gêmeas para os nova-iorquinos.