Dourados Informa | 11 de janeiro de 2010 - 22:23

Cinco índios são detidos em Dourados pela Polícia Federal

Cinco índios que faziam parte do protesto em frente da Funai de Dourados foram detidos por volta de 10h desta terça-feira por agentes federais e levados para a delegacia da PF. São eles: Isael Reginaldo, Dirce Vilhalva Verão, Chatali Gaitos Benites, Araldo Verão e Silvio Itur.

Na redação do douradosinforma lideranças indígenas não souberam explicar por qual motivo os índios foram presos. Só disseram que os agentes chegaram com uma lista com os nomes e que inicialmente os índios teriam sido levados para prestar depoimentos, mas depois teriam ficado presos. Os agentes, segundo o índio Lucas Paiva, estavam com uma ordem judicial.

Na delegacia a pessoa que atendeu o telefone disse que no momento não havia ninguém para prestar informação a respeito, somente a partir das 14h. Essa é a primeira vez que prendem índios que estão há pelo menos dois meses acampados em frente da sede da Funai.

Ontem saiu a exoneração da administradora regional da Funai, Margarida Nicoletti. O protesto pedia justamente a saída dela. No lugar de Margarida foi nomeada Maria Auxiliadora Cruz de Sá Leão que hoje pela manhã esteve reunido com as lideranças indígenas e o encontro foi positivo, segundo as próprias lideranças.

“Discutimos a segurança, a união entre as tribos (...)”, comentou Renato Jorge na redação do douradosinforma.

Os índios entendem que a prisão dos companheiros é uma forma de intimidação. "Não vamos nos deixar nos intimidar, vamos trazer mais índios de fora para reformar o movimento, agora é que o protesto não para mesmo. Não vamos recuar", disse Renato Jorge