PMCG | 12 de janeiro de 2010 - 10:35

Agetran tem prejuízio com furto de sinalizadores do trânsito

 
Para muitas cidades brasileiras, atos de vandalismo passaram a representar despesas extras no orçamento das administrações municipais. Em Campo Grande, a situação não é diferente. Sistematicamente, a prefeitura coloca suas equipes para efetuar reparos em prédios públicos pichados, monumentos depredados e equipamentos danificados. Nos últimos dias, vândalos voltaram suas atenções para o furto de peças da sinalização dispostas para orientar motoristas pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Somente no último fim de semana, foram furtados das ruas da Capital quatro componentes da sinalização chamados pelos agentes de “barrilzinhos”, devido a seu formato. Com estes, passam a ser cinco os sinalizadores furtados desde o início do mês e um prejuízo de mil reais, uma vez que cada um deles custa 200 reais. Eles estavam instalados em vias de intenso tráfego de veículos, como as avenidas Afonso Pena e Ernesto Geisel.

“Além do prejuízo financeiro, esses furtos representam risco de vida para as pessoas, uma vez que a sinalização é colocada para orientar os motoristas sobre um desvio ou alguma situação capaz de provocar um acidente, como um buraco ou ondulação acentuada na pista”, alertou o chefe da Divisão de Fiscalização do Trânsito da Agetran, Eder Vera Cruz ao lembrar que os riscos são maiores à noite em pontos com pouco luminosidade. “Devido às faixas refletivas, o motorista visualiza a sinalização à distância”, observou o agente. Durante o dia, as peças chamam a atenção por sua cor alaranjada.

Denúncia - Quem presenciar este tipo de furto, pode entrar em contato com a Agetran por meio do telefone 3384-1479, no horário das 7h30min às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.