Assessoria | 12 de janeiro de 2010 - 05:48

Enfermeiros da Santa Casa mantêm greve enquanto não ver salário

 
Comunicado emitido na tarde desta sexta-feira pelo Siems (Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso do Sul) confirmou que a intenção dos empregados do hospital Santa Casa, o maior de Campo Grande, é manter as atividades “parcialmente paralisadas” até que sejam pagos os salários de dezembro.

Os servidores do hospital pararam hoje cedo. No comunicado, assinado pela presidente do Siems, Helena Delgado, ela afirma também que o comando da Santa Casa ainda não havia se manifestado “e não apresentou previsão para a quitação do débito com os trabalhadores”.

Delgado narra na nota que “o movimento [paralisação] é legítimo por se tratar de caráter alimentício, mas que todas as providências legais” já tinham sido tomadas pelo sindicato da categoria.

Por regra, ao menos 30% dos cerca de 900 funcionários do hospital, devem manter o atendimento. A folha mensal do hospital consome algo em torno de R$ 1 milhão.

A Santa Casa é administrada desde o ano de 2005, por uma Junta Interventora, constituída por representantes da prefeitura de Campo Grande, governo do Estado e Ministério Público Estadual.

O hospital pertence a uma entidade beneficente, que briga pelo estabelecimento na Justiça desde a sua intervenção.