Agência Brasil | 11 de janeiro de 2010 - 14:12

Governo apoia comercialização de 474 mil toneladas de trigo

O Ministério da Agricultura (Mapa) fará um leilão na próxima quinta-feira (14) para apoiar a comercialização de até 474 mil toneladas de trigo por meio do Prêmio de Escoamento do Produto (PEP). Este será o segundo leilão de 2010. No primeiro, foram vendidas 346 mil toneladas.
As duas operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) beneficiam produtores rurais dos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás,Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

O PEP é um instrumento que busca garantir ao agricultor o preço mínimo, sem necessidade de o governo adquirir o produto, além de equilibrar a distribuição de produtos agrícolas, complementando o abastecimento em regiões com déficit. O governo paga o prêmio ao comprador que adquirir o produto e fizer o transporte a uma região predeterminada.

“A previsão é realizar mais leilões nas próximas duas semanas, de modo a garantir tanto a venda do trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo, quanto seu deslocamento para regiões deficitárias”, explicou o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Mapa, Silvio Farnese, em nota.

Em 2009, o ministério apoiou a comercialização de mais de 2 milhões de toneladas de trigo.