Agência Brasil | 11 de janeiro de 2010 - 13:45

Inmetro quer consolidar atuação em novas áreas em 2010

 
O ano de 2010 vai marcar a consolidação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em novas áreas, com destaque para biotecnologia e saúde,  sustentabilidade ambiental e nanotecnologia  e nanociência, expandindo também o  trabalho em áreas tradicionais.

A informação foi dada à Agência Brasil pelo presidente do Inmetro, João Jornada.  Um dos projetos nas áreas de biotecnologia e saúde está ligado à questão da sustentabilidade do ponto de vista de biocombustíveis, disse Jornada.

O projeto envolve processos de geração de biocombustíveis com tecnologia de segunda geração, que utiliza a celulose presente nos resíduos da cana-de-açúcar e em outras matérias-primas vegetais. O Inmetro está desenvolvendo também novos padrões para ajudar os laboratórios “nessa corrida por novas técnicas para produzir biocombustíveis por rotas biotecnológicas”.

Jornada considerou "altamente positivo" o balanço de 2009 da instituição. “O Inmetro cresceu em todas as áreas e se consolidou internacionalmente de forma muito sólida. O Inmetro hoje é uma instituição cientificamente respeitada em todo o mundo”.

Na área científica, foi consolidado em 2009 o Centro de Microscopia do Inmetro, no campus de Xerém, na Baixada Fluminense. Trata-se do maior microscópio eletrônico do Hemisfério Sul, afirmou Jornada, acrescentando que as perspectivas para 2010 são também muito positivas.

Um dos projetos importantes implantados no ano passado foi o A Caminho da Escola, com o apoio do Ministério da Educação,

de certificação de ônibus escolar na área rural. Para 2010, o Inmetro pretende lançar um novo projeto voltado para ônibus escolar urbano. Outro projeto lançado em 2009 envolve a regulamentação para produtos elétricos,  visando torná-los mais seguros, de forma a ampliar o número de produtos certificados compulsoriamente pelo instituto.

Também há previsão de promover em 2010 a certificação na área do turismo de aventura. Na área da segurança pública, a meta é  desenvolver um programa de capacitação de peritos em metrologia e qualidade na área forense. “É um projeto importante com o Ministério da Justiça”.

Outro projeto, cujo convênio foi firmado em 2009 pelo Inmetro com o Ministério do Planejamento e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), visa a desenvolver tecnologia  de gestão para o serviço público.

“Este ano, vamos implementar novos programas  na área de gestão do serviço público dentro do Inmetro com o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de gestão para serem usados por todo o sistema público brasileiro”.

O instituto vai iniciar em 2010  grandes projetos na questão padrões genéticos e de confiabilidade nas análises clínicas de laboratórios.

O Inmetro  está preocupado ainda com a difusão do conhecimento. Em 2009, ele  implantou um curso de mestrado profissional em metrologia e qualidade e, este ano, em parceria com o MEC, pretende  criar cursos de graduação em Xerém.