16 de novembro de 2004 - 15:21

Soldados do Exército fazem curso de inseminação artificial

Durante um mês, soldados que vão dar baixa dos quartéis de Dourados, Amambai, Nioaque e Bela Vista participaram de um curso profissionalizante de Inseminação Artificial como parte do projeto "Soldado Cidadão", do Exército Brasileiro, em parceria com a FAD/UNIDERP, Sindicato Rural de Dourados e SENAR, com a finalidade de preparar os militares para uma profissão com atuação no mercado de trabalho.

Toda infra-estrutura da Fazenda-Escola e laboratórios foram disponibilizados pela FAD/UNIDERP. O projeto contou ainda com a organização do Sindicato Rural e patrocínio e apoio pedagógico do SENAR. Esse já é o segundo grupo de militares que saem das unidades preparados para uma atuação no mercado de trabalho. Na área voltada para o campo, foram capacitados 18 soldados.

Com duração de um mês, o curso foi dividido em quatro módulos totalizando 144 horas/aula. Os soldados tiveram aulas de computação, administração de pequenas empresas rurais, manejo, nutrição e reprodução animal e, ainda, inseminação artificial.

Segundo uma das instrutoras do SENAR, médica veterinária Terezinha Cândido Silva, o mesmo curso está sendo oferecido em Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande. "Existem outros cursos para os soldados que optaram pelas áreas do comércio e da indústria, por exemplo, que estão sendo ministrados por instrutores dos outros serviços do Sistema S (SEBRAE, SENAI, SENAC, SENAR) com a parceria da UNIDERP", enfatizou.

Em fevereiro, acadêmicos de Medicina Veterinária da FAD/UNIDERP e funcionários de propriedades rurais da região farão o Curso de Inseminação Artificial na Fazenda-Escola através da parceria firmada com o SENAR.

O curso é aberto à comunidade e as inscrições deverão ser feitas na FAD/UNIDERP pelo telefone 411-1800, sendo que as vagas são limitadas.

 

 

MS Notícias