Assecom | 11 de janeiro de 2010 - 05:14 DOURADOS

Artuzi entrega este mês a escola do Novo Horizonte em Dourados

O prefeito Ari Artuzi vai entregar até o final deste mês, a Escola Municipal Luiz Antônio Álvares Gonçalves, localizada no Jardim Novo Horizonte, na região do Parque do Lago II. A instituição já começou a receber as matrículas para o pré-escolar e do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. O nome do estabelecimento de ensino é uma homenagem ao ex-prefeito Luiz Antônio Álvares Gonçalves, que morreu em maio de 2008.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a instituição vai oferecer 200 vagas e irá ajudar a reduzir o déficit escolar naquela região. A escola vai funcionar nos períodos matutino e vespertino, atendendo a educação infantil e o ensino fundamental.

A sede da nova escola, localizada na Rua Eurídes de Matos Pedroso, tem 943,33 metros quadrados de área construída com salas de aula, dependências administrativas, área recreativa coberta, sanitários e quadra de esportes. Para esta obra houve um investimento de R$ 1,3 milhão, recurso do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida da prefeitura.

Segundo o prefeito Ari Artuzi, a escola vai ajudar a atender a demanda de vagas para o ensino fundamental, pois esta é uma região que vem crescendo bastante. “É um setor que tem crescido muito e precisa de uma atenção especial”, afirmou o prefeito. Ele relatou também que a instituição de ensino além de ajudar a atender a demanda escolar, os imóveis da região serão valorizados.

Artuzi lembra que no mesmo local onde está sendo construída a escola, também está em fase de conclusão o posto de saúde, que vai ajudar a desafogar o sistema de saúde no município.

O objetivo é entregar a unidade básica de saúde até o mês de março. A unidade conta com dependências para sala de espera, dois consultórios, sala de curativo, sala odontológica e de reunião, esterilização e farmácia e copa. Os recursos da ordem de R$ 261,7 mil também são provenientes do Governo Federal, através do PAC, com contrapartida do município.

Tanto a escola como o posto de saúde estão sendo construídos na mesma área do bairro, onde já existe a creche Mário Kumagai. De acordo com o prefeito, ao redor desse complexo, será feita uma pista de caminhada com 380 metros de extensão. “Isso vai fazer com que toda esta região seja valorizada, e quem ganha com estas obras é a comunidade”, destacou Artuzi.