www.portaldoconsumidor.gov.br | 9 de janeiro de 2010 - 11:40

Novo modelo de tomada é mais caro que o antigo

Nenhum produto pode ser fabricado ou importado com o modelo antigo de tomadas. Mas ainda existem muitas dúvidas.
No apartamento onde moram Gabriel, de 3 anos, e Guilherme, de 2, a preocupação é grande e tem carinha de anjo. As duas crianças, como todas nessa idade, mexem em tudo o que encontram pela frente.

Para o dedinho não entrar em contato com a corrente elétrica e levar choque, todas as tomadas, da sala até o quarto, são tampadas. Os protetores dão trabalho, mas ajudam.

“Quando precisa usar [a tomada], trazemos uma ferramenta para poder tirar porque só com a unha, só com o dedo, não consegue”, explica a mãe dos meninos.

Só que as fábricas já começaram a produzir eletroeletrônicos com plugues diferentes, de acordo com as normas do Inmetro.

Agora, a regra vale para importadores e fabricantes. Em uma indústria, os produtos já estão saindo com os plugues de formato novo. Seja o de três pinos, para equipamentos de amperagem maior, ou o comum, de dois pinos.

“O antigo tinha possibilidade de ter contato com o dedo e agora não tem mais esse problema. O novo formato tem o encaixe total no rebaixo. Se o dedo estiver mais à frente ele não consegue colocar e vai colocar até o final assim”, explica um produtor.

Para ligar o equipamento com o plugue novo na tomada antiga podemos recorrer aos adaptadores autorizados pelo Inmetro. Mas é uma opção.

Não o ideal. Para evitar o risco de choque elétrico mesmo, a recomendação é trocar a tomada por uma que já venha com o formato novo, com a parte onde tem a entrada para os pinos mais profunda. É isso que garante a segurança esperada.

O consumidor pode escolher. Já existem no mercado vários modelos que seguem o padrão exigido. Os preços variam mas em média são mais caros do que os antigos.

“Hoje está R$ 9. O modelo antigo custa em torno de R$ 6. Mas é modelo novo, a tendência é baixar e chegar ao mesmo preço”, explica o gerente de loja Wagno Coelho.

As construtoras já começam a usar a novidade. Em um conjunto de prédios, quem visita o apartamento-modelo pode ver como será, tudo de acordo com as normas. Todas as tomadas.

Foi assim que a mãe daqueles dois meninos lindos e muito curiosos encomendou a nova casa da família. Quando ficar pronta, ela espera dar adeus ao medo de choque e não vai mais precisar dos protetores nas tomadas. “Vai ficar muito mais fácil e vamos poder relaxar e brincar muito mais”, espera.Fonte: Bom Dia Brasil