16 de novembro de 2004 - 14:28

MS faz sucesso na feira Nacional da Agricultura Familiar

Pela primeira vez agricultores familiares e assentados da reforma agrária de todo o país se reúnem para mostrar o que produzem de melhor no campo. A feira está com expositores de 22 estados e Mato Grosso do Sul é representado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e o Idaterra (Instituto do Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural), que trouxeram a Brasília, produtores do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária, (Prove-Pantanal).

O estande de Mato Grosso do Sul é um dos mais visitados. Estiveram por lá a governadora em exercício do Distrito Federal ,Maria de Lourdes da Abadia; o ministro da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do Haiti, Philippe Mathieu; o deputado federal João Grandão; e, o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini. Todos puderam degustar de queijos e doces que estão sendo comercializados, além de outros produtos. O ministro haitiano está visitando a feira para estabelecer parcerias com um o Brasil. No estande do Prove, Philippe Mathieu ficou muito interessado pelos produtos em exposição e fez um convite aos produtores e técnicos: " gostaríamos que vocês fossem ao Haiti ensinar as nossas mulheres a fazer essas delicias”, disse. O secretário Valter Bianchini também visitou o estande e destacou " essa feira vem mostrar a todos nós a força da agricultura familiar"

A expectativa do evento é de receber mais de 50 mil pessoas no pavilhão Expobrasília no Parque da Cidade onde acontece a feira que vai até domingo.

Além da feira acontecem paralelamente ao evento seminários e oficinas que discutem temas ligados a agricultura familiar, com a troca de experiências. Mato Grosso do Sul mostrou o trabalho da Associação de Mulheres do Assentamento Andalucia, em Nioaque.
 
 
 
Agência Popular