Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul | 7 de janeiro de 2010 - 17:18

IFMS inicia construção de cinco unidades em janeiro

A construção de cinco campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) terá início em janeiro. O anúncio foi feito pelo reitor Marcus Aurélius Stier Serpe que garantiu em Brasília a liberação de parte do recurso do Ministério da Educação para começar as obras em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas. O valor total do investimento ultrapassa os R$ 35 milhões, e o prazo médio para a entrega de cada unidade é de doze meses.

“Começamos o ano com a certeza de que Mato Grosso do Sul terá cinco novas escolas de nível médio integrado em 2010. Além destas, cujas construções começam no próximo dia 11, temos o campus de Nova Andradina que será inaugurado em breve, e o de Campo Grande, também em obras. O projeto faz parte do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica do MEC, que oferece desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação”, explica o reitor.

Em cada um dos cinco municípios, o projeto de arquitetura padrão prevê a construção de cinco blocos de edifícios interligados por passarela, com área total construída de 6.686 m². Nesta fase, serão implantadas salas de aula, blocos administrativos, biblioteca, laboratórios e alojamento. Cada campus custará em torno de R$ 7 milhões.

Para a construção dos campi do IFMS no interior foram realizadas cinco concorrências públicas. A empreiteira responsável pelas obras em Corumbá é a Montalvão Siqueira e Construções Ltda; em Coxim, é a empresa Projetando Arquitetura e Construções Ltda; e em Três Lagoas é a Franco Ribeiro Construções Ltda. A Poligonal Engenharia e Construções Ltda responde pelas obras em Aquidauana e Ponta Porã.

Localização: As áreas onde serão construídos os campi foram doadas pelas respectivas prefeituras municipais. O campus Aquidauana será no centro da cidade, na Rua Cinco; em Corumbá vai ser instalado no Bairro Popular Velha, na rua Pedro de Medeiros; o campus Coxim será na rua Salime Tanure, no Bairro Santa Tereza; em Ponta Porã será implantado na BR 463, km 14; e o Campus Três Lagoas será construído na rua Antônio Estevão Leal, no Jardim das Palmeiras.