ACS / Assessoria de Comunicação Social da UFGD | 7 de janeiro de 2010 - 14:39

Aumenta número de alunos de escolas públicas inscritos na UFGD


Dos 11.537 inscritos ao Vestibular 2010 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 21% são oriundos de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, ou seja, 2.477 candidatos. Os números são positivos se comparados com o ano passado, quando a instituição inscreveu cerca de 750 pretendentes à uma vaga.
Esses alunos, chamados de conveniados, tiveram isenção da taxa de R$ 50,00 através de um convênio firmado entre a UFGD e a Secretaria Estadual de Educação. Em 2009 quem era aluno do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas de Mato Grosso do Sul e do Cursinho Estadual, recebeu o benefício.
Outros candidatos tiveram a isenção total de taxa de inscrição do Vestibular. Foi o caso das pessoas com baixa renda familiar, que em setembro do ano passado, após a entrega da documentação completa exigida pela UFGD alcançou o benefício.
Além disso, 375 vagas ofertadas no Vestibular 2010 da UFGD, do total de 1.465, ou seja, 25%, foram destinadas à cota social, que também é válida para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Todo cotista concorre à vaga de acesso universal no processo seletivo da universidade, ou seja, se ele não ingressar na graduação pelo acesso universal, concorre, também, nas vagas reservadas, conforme classificação no Vestibular e o número de vagas ofertadas por cada curso.
PROVAS
As provas do Vestibular da UFGD acontecem no próximo dia 17 de janeiro e serão divididas em duas etapas.

A primeira será aplicada no período da manhã, às 8h (horário de Mato Grosso do Sul), com a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Geografia, História, Biologia e Língua Estrangeira. Serão 80 questões objetivas que totalizam 80 pontos. No mesmo dia, à tarde, às 14h30, haverá a prova de Redação que equivale a 50 pontos do vestibular.
Este ano, a UFGD ampliou o número de cidades para a realização da prova do Vestibular 2010. Ela será aplicada nas cidades de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.