12 de julho de 2004 - 07:49

Assentamentos rurais plantam erva-mate em Ponta Porã

Uma produção bastante consumida, especialmente na região de fronteira com o Paraguai, não está conseguindo atender à demanda do mercado estadual. A erva-mate é trazida do Paraná e até da Argentina. Situação que pode mudar com o trabalho que está desenvolvido nos assentamentos da região de Ponta Porã.

A produção em ponta porã não chega a 200 toneladas por ano. A de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha, é de 240 toneladas/ano. A região também abastece sete estados brasileiros e departamentos paraguaios.

A comissão setorial da erva-mate, responsável pelo projeto, está trabalhando com cinco assentamentos rurais da região. Em entrevista ao Bom Dia MS, o representante da Comissão de Erva-Mate, Paulo César Benitez, disse que já foram plantadas cem mudas, o que é apenas o início dos trabalhos. Mas a meta é atingir um milhão de mudas plantadas em assentamentos.

A iniciativa, conforme Benitez, atende necessidades dos assentamentos de se fazer o reflorestamento da parte de reserva legal. O projeto é de longo prazo e deve demorar cinco anos para se desenvolver como produção agrícola sustentável.
 
TV Morena