Folha Online | 7 de janeiro de 2010 - 10:47

Dose única de vacina pode ser eficaz contra gripe A em crianças

 
Uma única dose da vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) pode ser eficaz para imunizar bebês e crianças, segundo estudo publicado ontem no "Jama" (jornal da Associação Médica Americana). A recomendação do Advisory Committee on Immunization Practices (comitê ligado ao departamento de saúde dos EUA) é que esse grupo receba duas doses.
Até o início de fevereiro, o Ministério da Saúde deverá anunciar os detalhes da campanha nacional de vacinação, que será realizada entre março e abril deste ano.

Para o infectologista e diretor do hospital Emílio Ribas, David Uip, o trabalho não é conclusivo e não há sustentação na pesquisa por causa do número de crianças envolvidas no trabalho.

O médico diz acreditar que a recomendação atual de imunizar crianças com duas doses seja mantida.

A pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, avaliou a eficácia e a segurança das duas doses da vacina em 370 crianças saudáveis de seis meses a nove anos de idade. As crianças foram divididas em grupos que receberam duas injeções com intervalo de 21 dias com doses de 15 ou de 30 microgramas da vacina.

Os autores concluíram que uma única dose de 15 microgramas seria eficaz para imunizar crianças e bebês. Mas acreditam que são necessários novos estudos para ter certeza do tamanho da dose.