The New York Times | 6 de janeiro de 2010 - 17:28

Reduzir horário de TV à metade pode evitar ganho de 6 kg ao ano

Adultos com sobrepeso que reduziram pela metade o tempo de televisão durante três semanas usaram cerca de 120 calorias a mais por dia do que um grupo similar de espectadores que continuou assistindo a cinco horas diárias em média, segundo um pequeno experimento.

Embora 120 calorias possam parecer pouco, isso é o equivalente ao número de calorias queimado numa caminhada de uma milha (cerca de 1,6 km), disse Jennifer J. Otten, principal autora do artigo, publicado na edição de 14 a 28 de dezembro do "Archives of Internal Medicine".

"Precisamos de um estudo de maior prazo para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso", disse Otten. "Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas [quase 13 km] por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos."

Para conduzir o experimento, os pesquisadores recrutaram 36 adultos com sobrepeso e obesidade que viam pelo menos três horas de TV por dia, e designaram aleatoriamente 20 deles para cortar esse tempo pela metade. A redução foi imposta por meio de um dispositivo de bloqueio eletrônico. Todos os participantes usaram acelerômetros presos no braço que mediam seus movimentos, segundo Otten.

Eles passaram mais tempo em atividades físicas leves ou atividades sedentárias que queimavam mais calorias do que ver televisão ler, jogar jogos de tabuleiro ou escrever.