MS Notícias | 5 de janeiro de 2010 - 15:56

Estratégia contra fogo em recicladora de pneus dá resultados

O trabalho de contenção do incêndio em uma indústria de reciclagem de pneus na Capital com o uso de retroescavadeiras, desencadeado ontem (4), já apresenta bons resultados. As equipes conseguiram remover grande parte das pilhas de pneus e espalhá-las, de modo que os esguichos de água possam penetrar e extinguir a queima. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, acompanhou esta manhã (5) as equipes de cerca de 20 militares que estão atuando na ocorrência. Ele avalia que até quinta-feira todo o incêndio possa ser contido, em um prazo menor que o de uma semana, como previsto antes da adoção da nova estratégia.



“O trabalho de resfriar e desempilhar os pneus, para que os bombeiros em seguida completem a extinção da queima, está surtindo efeito. Acredito que entre quarta e quinta-feira o incêndio esteja totalmente contido”, disse o coronel Ociel. O trabalho é lento, porque exige cuidados. De acordo com o comandante, depois de resfriados superficialmente e desempilhados, os pneus ainda levam algumas horas até o total desaquecimento. De montanhas de material, as peças precisam ser desagrupadas, em montes de no máximo 40 centímetros de altura em relação ao solo, para que a água consiga penetrar. Isso significa que não mais que dois pneus podem ficar sobrepostos.



O Corpo de Bombeiros trabalha com cerca de 20 homens e três viaturas de combate a incêndio – uma com capacidade de 30 mil litros, e duas de seis mil litros. Dois caminhões pipa da prefeitura estão sendo usados para reabastecer as viaturas. O trabalho é contínuo até às 18 horas, quando os operários das máquinas param. Durante a noite, os bombeiros mantêm uma equipe de prontidão até a retomada da operação no dia seguinte.



Fumaça branca



Com o avanço do trabalho dos bombeiros, já houve mudança na qualidade do ar. O coronel Ociel constatou que a quantidade de fumaça escura exalada ficou menor, e que agora uma fumaça mais esbranquiçada pode ser vista. “É uma fumaça mais branca, com partículas de água, menos prejudicial que a fumaça negra cheia de fuligem”.