Minha Vida | 5 de janeiro de 2010 - 13:00

Estudo aponta a solução para atingir planos traçados para 2010

Já fez a sua habitual listinha para o ano que se inicia? Um estudo recente publicado no jornal britânico The Guardian e liderado pelo psicólogo Richard Wiseman sugere quais são os caminhos que as pessoas devem seguir para cumprir as metas estabelecidas para o ano novo.

De acordo com o psicólogo, grande parte das pessoas não consegue cumprir as metas no decorrer do ano por usarem meios pouco eficazes enquanto buscam seus objetivos.

O grupo de Wiseman fez uma pesquisa com 700 pessoas questionando quais eram as estratégias utilizadas por elas nos anos anteriores para atingir os objetivos do ano seguinte. As metas mais comuns entre os participantes da pesquisa foram: perder peso, desistir de fumar, conseguir um diploma ou iniciar um relacionamento.

Dentre os que fracassaram na busca pela meta, 78% das pessoas do estudo haviam seguido conselhos de gurus de autoajuda, reprimindo desejos, fantasiando o sucesso e até adotando um modelo para seguir na busca dos objetivos.

De acordo com o psicólogo, esse tipo de abordagem não funciona e pode ser prejudicial, pois não conseguir realizar suas ambições pode privar as pessoas de se sentir no controle.

 

Os que conseguiram atingir suas metas apostaram em dividir o objetivo final em pequenos objetivos no decorrer do ano e dar a si próprios recompensas, anotando os progressos em um diário e compartilhando os planos com os amigos. Está aí a chave do sucesso.