Dourados News | 5 de janeiro de 2010 - 10:13

Pelo menos vinte mil armas foram legalizadas em MS

Pelo balanço parcial, aproximadamente 20 mil armas foram legalizadas em Mato Grosso do Sul durante a Campanha do Desarmamento, que terminou dia 31 de dezembro. Além disso, outras 300 foram entregues a Polícia Federal. O número total deverá ser divulgado dentro de 15 dias.



Para finalizar o balanço, ainda são necessárias informações que chegarão pelos Correios, pelas delegacias de Polícia Civil do interior e de formulários preenchidos pela Internet, onde as pessoas tem até 90 dias para registrar a arma na Polícia Federal.



Segundo a Polícia Federal, grande parte das armas legalizadas no Estado estão dentro do calibre permitido por lei, a maioria é 38 e espingardas usadas para caça. A pessoa que estiver portando arma sem registro poderá ser preso em flagrante. A pena vai de multa estabelecida pela Lei de Armas de Fogo até três anos de prisão.


Conforme dados do Ministério da Justiça, em todo o país foram registradas 609 mil armas de fogo, além das 500 mil recolhidas durante a campanha. O Estatuto do Desarmamento prevê a possibilidade das pessoas terem armas em casa, desde que esta tenha o registro atualizado na Polícia Federal.