ACS / Assessoria de Comunicação Social da UFGD | 4 de janeiro de 2010 - 15:48

UFGD abre inscrições para Residências Médicas em Clínica Médica e Pedi

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) torna público o Edital para abertura de inscrições do processo seletivo visando a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência Médica em Clínica Médica (PRMCM) e de Residência Médica em Pediatria (PRMP).


As residências serão oferecidas pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Hospital Universitário da UFGD (HU/UFGD) para o ano de 2010. As inscrições dos candidatos interessados serão feitas via internet até o dia 13 de janeiro. Os candidatos deverão preencher requerimento de inscrição on line na home page: http://www.ufgd.edu.br/posgraduacao e recolher a taxa de R$110,00 (cento e dez reais) no Banco do Brasil até a data limite das inscrições. Para impressão do boleto bancário acessar: http://www.ufgd.edu.br/gru. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá ainda entregar os documentos exigidos no Edital na Secretaria de Ensino do Hospital Universitário da UFGD.



Serão oferecidas quatro vagas para cada Programa e a avaliação abrangerá aplicação de prova objetiva, avaliação curricular e entrevista, conforme as peculiaridades de cada Programa/Especialidade/Requisito exigido.


Os documentos que deverão ser apresentados para a efetivação da inscrição deverão ser acompanhados dos respectivos originais ou cópias autenticadas em caso de documentação enviada pelo correio (via sedex). São eles: a) Requerimento de inscrição devidamente preenchido; b) Comprovante de pagamento de Guia de recolhimento da união ( GRU) no valor de R$110,00; c) Cópia de RG ( cédula de identidade), com validade no território nacional; d) Cópia do CPF (cadastro de pessoa física); e) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; f) 01 Foto 3X4 colorida, fotografada com data de 2009; g) Para o candidato que ainda não tenha concluído o curso de Graduação em Medicina: declaração de matrícula do último semestre do curso, original ou autenticada, em papel timbrado, fornecida pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem; h) Para o candidato que já tenha concluído o curso de graduação em Medicina: cópia da carteira de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) conforme sua inscrição estadual e cópia do diploma de Médico, ou declaração oficial de conclusão, original e autenticada, em papel timbrado, fornecida pela IES de origem e i) Curriculum Vitae documentado (uma cópia), de preferência sob as formas da plataforma lattes – CNPQ.



Para os candidatos que se formaram em universidades estrangeiras, será exigido além da documentação descrita nas alíneas a a i do item 4.6, diploma de médico revalidado por universidade pública brasileira, na forma da lei e, se estrangeiro, também deverá apresentar visto permanente, e registro no CRM de acordo com o Artigo 2º da Resolução nº. 1.832/2008, do Conselho Federal de Medicina (CFM). No caso de médico estrangeiro que fez o curso de graduação de Medicina no Brasil, sua inscrição será admitida, se preencher os critérios da Resolução nº. 1.832/2008, art. 3° ou 9°.


PROVAS



O concurso será realizado em duas fases. A primeira, acontecerá no dia 19 de janeiro, com aplicação da prova escrita objetiva, das 8h às 12h, nas salas de aula do HU/UFGD. E no dia 22 de janeiro, haverá a segunda fase, com a entrevista e análise de currículo, das 8h às 18h, nas salas de aula do HU/UFGD.



O processo seletivo para Residência Médica em Clínica Médica e em Pediatria será organizado em duas fases denominadas primeira e segunda fase, de acordo com a Resolução CNRM nº. 008/2004. A primeira fase - Prova escrita objetiva – terá peso 9 (nove), e constará de cem (100) questões sobre conhecimentos, igualmente divididas, nas cinco áreas básicas da Medicina: Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Cirurgia Geral e Medicina Preventiva e Social.
Serão convocados para a segunda fase do concurso os candidatos classificados em ordem decrescente de nota até 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas. Os candidatos que apresentarem a mesma pontuação do último classificado serão convocados para a segunda fase do concurso.



A segunda fase – Entrevista e Análise de Curriculum Vitae - terá peso 1 ( um). Para análise curricular serão considerados: histórico escolar, estágios curriculares e não curriculares, conhecimentos em línguas estrangeiras, participação em projetos de pesquisa e extensão, trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos, conforme o Anexo 1 do Edital. Não se concederá segunda chamada em quaisquer das provas, devido às características do processo seletivo.


No dia 27 de janeiro, haverá a divulgação da lista dos aprovados no processo seletivo para os Programas de Residência Médica em Clínica Médica e Residência Médica em Pediatria que posteriormente será homologada e publicada no Diário Oficial da União.
Mais informações no Edital, pelo link
http://www.ufgd.edu.br/propp/copg/editais/edital-28-2009-selecao-de-candidatos-programa-de-residencia-medica