16 de novembro de 2004 - 10:38

Sebrae e parceiros promovem encontro com prefeitos eleitos

O Sebrae/MS em parceria com diversas entidades, instituições e órgãos públicos promove nos dias 18 e 19, em sua sede, na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande, o 1º Encontro Sul-Mato-Grossense de Prefeitos e Prefeitas eleitos e o 1º Encontro Sul-Mato-Grossense de Primeiras Damas.

O objetivo desta iniciativa, que é inédita no Estado, explica o diretor técnico do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, é fazer com que os novos prefeitos e primeiras damas conheçam os atributos e as estruturas, e se aproximem dessas entidades, instituições e órgãos que podem ser parceiros na futura administração.

“Esse encontro será o verdadeiro caminho das pedras para os prefeitos e primeiras damas. Porque eles vão conhecer e saber como buscar desde os recursos para a execução dos seus projetos (que será oferecido, por exemplo, pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), o acompanhamento e a parceria nas suas ações (com o Sebrae/MS, por exemplo) e como e por quem será feita a fiscalização de suas administrações (com o Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual, entre outros órgãos).

Segundo Cláudio, com essas orientações os novos administradores municipais conseguirão agilizar suas ações no início dos mandatos. “Sem esse tipo de preparação, os prefeitos e as primeiras damas demorariam um tempo para se adaptar ao cargo e conhecer como funciona cada órgão, cada entidade e cada instituição. Com esse trabalho, eles já assumirão o cargo conhecendo esses órgãos, entidades e instituições que serão importantes parceiros da sua administração”.

O diretor-técnico do Sebrae/MS diz que a escolha de novembro para a realização do encontro não foi feita ao acaso. “Novembro é um mês em que os novos prefeitos ainda estão discutindo a formação de sua equipe de governo e que estão conhecendo a realidade das prefeituras que vão assumir, portanto, ainda têm tempo para participar de um encontro de orientação como este, e de utilizar esse conhecimento na escolha de seus assessores”.

No encontro, Cláudio comenta que o Sebrae/MS vai apresentar aos prefeitos e primeiras damas todos os seus projetos e programas, e como a entidade atua nos municípios onde não tem unidade local, através dos agentes dos Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS).

“Com os agentes do Fórum de DLIS estamos presentes em 56 municípios do Estado. Através desses fóruns fizemos o diagnóstico da situação de cada um desses municípios, com suas potencialidades e os principais problemas. Estaremos colocando esse trabalho a disposição dos prefeitos, para que eles possam utilizá-lo em seu plano de governo”, salienta.

Além do Sebrae/MS participam da realização do evento o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Conselho Regional de Administração, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC/MS), o Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (Corecon/MS), o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável (Coredes) Grandes Dourados, Ministério Público Estadual (MPE), Sanesul, Enersul, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Secretaria de Estado Coordenação Geral de Governo (Secoge), Secretaria de Estado de Planejamento, Ciências e Tecnologia (Seplanct), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).

 

 

Fátima News / Assessoria