Portal da Educação | 31 de dezembro de 2009 - 12:50

Cama de frango oferece risco à saúde animal e humana

A vaca louca ainda não atingiu o território brasileiro, no entanto, é preciso estar atento e ter certos cuidados com a doença. O Ministério da Agricultura alerta para algumas medidas preventivas como é o caso da não utilização de produtos de origem animal na alimentação do gado.

A cama de frango é um bom exemplo, pois ela é o esterco misturado com restos de ração e o substrato pode ser a palha de arroz. Para quem tem granja, a cama de frango é considerada uma boa fonte de renda já que a tonelada é vendida em média por R$ 80,00.

Para o pecuarista, a cama de frango torna-se um produto barato, porém, o seu uso na alimentação do gado está proibido no Brasil há oito anos. “Produtos de origem animal não devem ser utilizados na alimentação do gado, pois podem trazer consequências graves tanto para o animal como para as pessoas”, alerta a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Caso o pecuarista seja pego utilizando a cama de frango, ele poderá sofrer severas punições como o abate sanitário do rebanho e também a interdição da propriedade.

iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");