16 de novembro de 2004 - 10:25

Deputados debatem em Goiânia criação da Sudeco

A comissão especial que trata da recriação da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco) reúne-se, nesta tarde, em Goiânia (GO), com representantes de entidades de classe e da sociedade civil. A intenção é ouvir a população sobre o Projeto de Lei Complementar 184/04, que recria a Sudeco, extinta em 1990.
O deputado Sandro Mabel (PL-GO), relator do projeto, e o presidente da Comissão, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), deverão participar da reunião, que será realizada às 14 horas, no auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa da cidade.

Promoção do desenvolvimento
O deputado Sandro Mabel acredita que a nova Superintendência promoverá o desenvolvimento do Centro-Oeste, definindo a vocação produtiva de cada microrregião. "A Sudeco é fundamental para Goiás, pois poderá captar recursos para investimentos na produção", avalia o relator.
Mabel argumenta ainda que Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, juntos, têm a maior produção de soja do Brasil. "Goiás, no setor agrícola, é responsável por 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, mas temos problemas de transportes, por exemplo, que precisam receber investimentos. Isso vai poder ser feito com a Sudeco", garante o parlamentar.
Em agosto deste ano, a Câmara aprovou a recriação das superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

Mais debates
A reunião em Goiânia vai ser a segunda realizada pela Comissão Especial. No último dia 8, deputados estiveram em Mato Grosso discutindo a proposta com a sociedade. A Comissão pretende, ainda, promover encontros em Mato Grosso do Sul e Brasília. "Estamos envolvendo todos os segmentos na discussão sobre a recriação da Sudeco", conclui Mabel.
 
Agência Câmara