30 de dezembro de 2009 - 17:02

Estádio Barbosão começa a ser construído em Rio Brilhante

Rio Brilhante terá um dos mais modernos estádios de futebol de Mato Grosso do Sul; obra tem previsão de entrega para 2012

As obras de construção do Estádio Municipal Prefeito Theofanes Barbosa, o Barbosão, já foram iniciadas. Com planejamento para ser concluído em 2012, o estádio de Rio Brilhante será um dos mais modernos de Mato Grosso do Sul. A obra faz parte do Plano de Ação/2009. A primeira etapa prevê a construção de sistema de irrigação automatizada e plantio de grama.

O prefeito Donato Lopes (PSDB) e o secretário de Infraestrutura, Nilo Azambuja acompanharam o início das obras. “Com este sistema de irrigação e proporcionando grande racionalização de uso da água e energia elétrica, além de oferecer aos atletas um gramado de qualidade e de maior rendimento”, destacou Donato.

A construção de irrigação escamoteável e automatizada permite aplicar uma lâmina de água que satisfaça as necessidades hídricas sem excesso nem faltas. Este sistema conta com aspersores que ficam recolhidos sob o gramado, somente emergindo na hora de executar a irrigação.

Há um controlador central e automático que gerencia horários, dias de rega, tempo e ordem de funcionamento de cada um dos ramais que compõem o sistema. “São equipamentos de precisão, que permitem regular os espaços que se deseja irrigar, bem como determinar as lâminas que devem ser aplicadas através da troca de bicos e tempos de aplicação de água”, disse o secretário Nilo. O investimento na construção de irrigação automatizada e plantio de grama é da ordem de R$ 80 mil.

MODERNIDADE

A área onde será construído o estádio municipal Prefeito Theofanes Barbosa, o Barbosão, foi doada pelo ARBA - Associação Rio-Brilhantense de Atletismo.

O projeto total do estádio supera a R$ 2 milhões. Terá sistema de drenagem, irrigação automatizada escamoteável, controlado por computador, estacionamentos, vestiários independentes para equipes e árbitros, cabines para imprensa, pontos de acesso para torcedores, cobertura total das arquibancadas, iluminação, além de outros benefícios para atender as exigências de um estádio moderno, de acordo com as normas do Estatuto do Torcedor. A capacidade de público também é superior a 2 mil lugares. Mas o estádio pode ser ampliado para receber até 4 mil torcedores, todos sentados.

Prefeito Donato e o secretário Nilo acompanham o início das obras de construção do estádio municipal de Rio Brilhante.