Folha Online | 29 de dezembro de 2009 - 17:59

Pequenas atividades físicas podem melhorar desempenho nas provas

Depois de horas e horas sentado numa cadeira estudando não há quem resista. As costas doem, as pernas e os braços parecem amarrados, até andar não é lá muito fácil.

Existem, no entanto, algumas atividades simples, de curta duração, que podem ajudar os candidatos tanto a aumentar a resistência e a sensação de bem-estar enquanto estuda quanto a melhorar o desempenho durante as provas.

A dica é do biólogo Jaime Kuk, professor de artes corporais terapêuticas chinesas. De hoje até o dia da prova, diz Kuk, os alunos podem passar a adotar algumas atividades simples, como caminhadas curtas, alongamentos antes e depois do período de estudo, exercícios de controle da respiração e espreguiçadas ao longo do dia.

O alongamento no início do dia, afirma Kuk, pode ser curto. Antes de dormir, o exercício deve ser mais caprichado para melhorar a qualidade do sono.

"O aluno deve girar a cabeça quatro vezes para cada lado, devagar. Também pode girar os braços para trás e para frente outras três vezes. Por fim, para alongar as costas, deve tentar encostar a ponta dos dedos no chão sem dobrar os joelhos." À noite, diz o professor, deve-se gastar no exercício o dobro do tempo gasto de manhã.

Ao longo do dia, a ordem é espreguiçar-se tantas vezes quanto possível. No dia do vestibular, a atenção pode se voltar para exercícios respiratórios, que podem ser feitos enquanto a prova não começa.

Diego Bernardo, 20, que fará a segunda fase da Fuvest para medicina, tem adotado as instruções de Kuk desde a primeira etapa e diz que seu desempenho melhorou desde então. "Para mim, que não faço esporte, é importante. Os exercícios são fáceis de incorporar à rotina", diz o estudante.