Diário MS | 29 de dezembro de 2009 - 17:47

Linhões vão garantir energia mais barata em MS, diz Puccinelli

O governador André Puccinelli disse nesta terça-feira, 29, em entrevista ao Bom Dia MS, que em pouco tempo o Estado terá tarifas de energia reduzidas em função da auto-suficiência energética.

Segundo o governador, as obras de linhas de transmissão de energia de alta tensão já estão em andamento e vão permitir o ingresso de Mato Grosso do Sul, até outubro do ano que vem, no sistema nacional de produção de energia.

O Estado, segundo Puccinelli, ao se tornar auto-suficiente na produção e distribuição de energia, passará a integrar o sistema nacional. Essa condição é que vai permitir a distribuição de energia mais barata. Segundo o governador, os linhões em construção vão suprir as regiões Noroeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

As empresas Cobra e Elecnor venceram, em novembro do ano passado, o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ampliação da rede básica em Mato Grosso do Sul.

A empresa Cobra foi a vencedora do primeiro lote, que é construção de linhões de energia de 440Kv, passando por nove municípios do Estado, da região Norte a Leste. Já a Elecnor, vencedora do segundo lote, irá construir linhões de energia de 220Kv, cortando 14 municípios de Norte a Sul do Estado.

Hoje Mato Grosso do Sul produz energia hidrelétrica, termelétrica e também projeta a produção de bionergia, com aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar.