MS Notícias | 28 de dezembro de 2009 - 12:59

Blitz Eletrônica detecta 11,3 mil veículos irregulares em MS

Desde junho desse ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) vem monitorando o trânsito nas principais cidades do estado, através das Blitze Eletrônicas, realizadas com o veículo Via PK. As blitze detectam possíveis irregularidades na documentação dos veículos e monitoram a velocidade na via.

Em todo o Estado, 151.984 veículos foram monitorados e 11.365 (10% do total) apresentaram alguma irregularidade, como IPVA ou Licenciamento atrasados. Em Campo Grande, 69.020 veículos foram monitorados e 7.187 apresentaram irregularidades. A maioria, 3.797, estava com IPVA atrasado.

As Blitze Eletrônicas ajudaram a recuperar 16 veículos roubados em todo o Estado. Através do banco de dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp), os policiais verificam casos de veículos roubados durante as blitze. Em Campo Grande foram recuperados 10 veículos roubados.

“O objetivo central nós alcançamos. Nas vias onde há blitze, a velocidade é controlada e os veículos não cometem infrações”, explica o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira.

Hoje, quatro veículos Via PK estão em quatro cidades do Estado: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã. Cidades próximas também estão sendo monitoradas, como: Terenos, Brasilândia, Selvíria e Santa Rita do Pardo. A previsão é que no ano que vem, um quinto veículo chegue ao Estado para monitorar a região de Corumbá.

“Os veículos fixos nessas quatro cidades não impede que o Detran realize blitze em outras regiões do Estado. Nós queremos monitorar todas as cidades e assim reduzir o número de infrações de trânsito em nosso Estado”, afirma Santos Pereira.

Interior

Em Dourados, 35.165 veículos foram monitorados, 7% apresentaram irregularidades e dois veículos roubados foram recuperados. Já em Ponta Porã, foram 15.614 monitorados e 691 apresentaram irregularidades.

Em Três Lagoas, 32.129 veículos foram monitorados e 3% apresentaram irregularidades. A grande maioria, 555, estavam com o IPVA atrasado.