Campo Grande News | 28 de dezembro de 2009 - 09:00

Nível de desemprego cai por 6 meses consecutivos em MS

O nível de desemprego em Mato Grosso do Sul caiu por seis meses consecutivos, conforme dados do seguro-desemprego, divulgados pelo Ministério do Trabalho.



Os números do seguro-desemprego atestam a recuperação econômica de Mato Grosso do Sul, já mostrada pelos recordes sucessivos do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos).



Os requerimentos do benefício para quem perdeu emprego formal atingiram ápice em janeiro, totalizando 13.472, após uma onda de demissões, concentrada especialmente em setores como o de frigoríficos, mas que também atingiu o comércio e outros segmentos.



A partir de maio os requerimentos só caíram chegando em outubro com 6.888, o que significa redução de 12,54% em relação ao mesmo período de 2008.



Setores – Na avaliação por setor, em outubro deste ano os requerimentos de seguro-desemprego por trabalhadores da na indústria da transformação caíram 29%; na construção civil 38,9%; nos setores de comércio e serviços 7%. Já no setor agropecuário houve aumento de 11% nos pedidos do benefício.



Reflexo dos primeiros meses, no acumulado dos 10 primeiros meses deste ano o número de requerimentos de seguro-desemprego ainda é maior. Totalizou 93.120 contra 84.978 de janeiro a outubro de 2008.