Notícias.MS | 24 de dezembro de 2009 - 15:00

Lombadas eletrônicas permanecem em caráter educativo em Dourados

Os redutores eletrônicos de velocidade instalados desde novembro no município de Dourados só começarão a gerar multas aos motoristas infratores a partir do dia 2 de janeiro de 2010. Por decisão do governador André Puccinelli, os equipamentos - popularmente chamados de “lombadas eletrônicas” – permanecerão funcionando em caráter educativo até o primeiro dia do ano.

“Por um mês ainda será mantido o caráter de orientação e educação. Os condutores que receberam notificação de multa, devem desconsiderar”, explica o diretor-presidente do Detran de Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique dos Santos Pereira. Conforme o diretor, não é necessário que o condutor procure o Detran para rever a notificação.

Segurança

Diversas lombadas foram instaladas em pontos estratégicos do trânsito de Dourados, em mais uma ação do órgão de trânsito do governo estadual direcionada à segurança dos usuários das vias – pedestres e motoristas. “O objetivo é a redução de acidentes, é salvar vidas”, destaca Santos Pereira. A definição dos pontos para colocação dos equipamentos foi feita com base em estudos de ocorrências. “São locais de conflito, e as lombadas têm o objetivo de disciplinar o trânsito”, completa.

Os equipamentos estão sinalizados, com informações claras aos condutores sobre o limite máximo permitido de velocidade, visando o tráfego seguro. A partir do dia 2 de janeiro, começarão a ser aplicadas multas aos infratores.