Fonte / BBCNews | 24 de dezembro de 2009 - 13:03

Pano teria sido esquecido dentro da perna de paciente durante cirurgia

Após ser atingido por uma bala perdida, há um ano, Weslley Fernando da Conceição Silva, 21 anos, foi submetido a uma cirurgia, na Santa Casa de Campo Grande, que resultou em uma gravidade: um pedaço de pano cirúrgico foi esquecido dentro da perna dele e só foi retirado após nove meses.

Weslley conta que o pedaço de pano começou a sair por um buraco aberto próximo do local do corte realizado para a cirurgia do fêmur, pois o local onde a bala foi atingida foi esmigalhado em dez pedaços . “Começou a abrir um buraco e a sair uma secreção com sangue e com um mau cheiro. Minha perna também doía muito”, conta.

Após oito meses da cirurgia, Weslley procurou um médico e foi avisado do ocorrido. Ficou nove dias internado para retirar o objeto que o próprio organismo já expelia, pois não estava grudado em lugar nenhum. “Já tinha saído quase todo o pano, os médicos esperaram o pano sair sozinho e só puxaram quando faltava um pedaço bem pequeno”, informa.

Weslley retirou o pedaço de pano da perna em um hospital de São Paulo, onde morava com a mãe. Os médicos falaram para ele que não acreditavam no que tinha acontecido. “Os médicos me falaram que era quase impossível um médico deixar uma compressa dentro da perna, que se fosse no estômago até poderia entender, já que o local é maior, mas na perna acharam um absurdo”, conta.

O que aconteceu com Weslley poderia ter resultado numa situação mais grave. Segundo os médicos de São Paulo, que retiraram o tecido, o rapaz podia ter perdido a perna. “Me falaram que se o organismo não tivesse expelido o pano, eu poderia ter perdido a perna.

Atualmente Weslley toma remédio para combater as bactérias que ainda se manifestam na perna dele. Um outro buraco foi aberto, pelo próprio organismo, para expelir a secreção produzida devido a bactéria.

Weslley relatou a equipe do Midiamax que pretende processar a Santa Casa de Campo Grande. O Midiamax entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Hospital que informaram desconhecer o caso. "Enquanto o Hospital náo receber nenhuma notificação, nenhuma providência será tomada".


Caso


Weslley é de São Paulo e passeava na casa de parentes em Camapuã, quando foi atingido, na perna, por uma bala perdida. Após ferido, ele foi socorrido e, em razão da gravidade do ferimento, foi removido para a Santa Casa de Campo Grande. Alessandra de Souza


O jovem de 21 anos conta que, enquanto conversava com um amigo que pintava uma casa, um rapaz passou, a pé, e disparou alguns tiros em direção aos rapazes. Um deles acabou atingindo a perna de Weslley.

O rapaz que efetuou os disparos foi preso no mesmo dia.