Mídia Max | 23 de dezembro de 2009 - 12:59

Das 78, apenas 8 prefeituras atrasam salários em MS

As 78 prefeituras de Mato Grosso do Sul vão fechar o ano de 2009 tendo quitado o 13º salário dos servidores públicos municipais, segundo informação do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Terenos, Beto Pereira (PSDB). Apenas oito municípios não conseguiram pagar integralmente os salários que deveriam ser quitados em dezembro, mas até o dia 3 de janeiro devem concluir os pagamentos.

Este ano, a crise internacional financeira reduziu os repasses de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios) principais receitas das prefeituras.

Até novembro, a Assomasul suspeitava que nem todas as prefeituras conseguissem pagar o 13º salário. A expectativa era de que ao menos 23 atrasassem. Porém, um repasse de 1% do FPM, aguardado desde janeiro, proporcionou alívio aos prefeitos.

“Foi um ano de muitas dificuldades em virtude da crise, mas felizmente o ano acabou relativamente bem”, avalia o dirigente.

Prefeituras de todo País chegaram a fechar as portas por um dia, em 23 de outubro, como forma de protesto contra a queda acentuada na receita.

Beto Pereira explica que em 2010, os prefeitos continuarão levantando a bandeira pela independência financeira dos municípios. Ele avalia que atualmente, a União centraliza a arrecadação de impostos.